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sexta-feira, 4 de maio de 2018

Conduta profissional


Nunca é demais destacar a importância do comportamento ético de qualquer profissão,  lidar com o público é sempre algo delicado.
A Lei  de 18 de Janeiro de 2012 regulariza a Profissão do Profissional da Beleza, Depilador, Manicure, Cabeleireiro, Esteticista, Barbeiro e Maquiador. 
Destacamos a importância de você profissional da Beleza ter um Curso Profissionalizante reconhecido por lei, que comprove sua qualificação Profissional. 
 Diante desta Lei, conquistamos muitos direitos perante a Profissão,  assim como temos deveres á cumprir também, pois estamos sujeitos as penalidades da Lei. Como qualquer estabelecimento comercial, os Institutos de Beleza, devem atender a todas as exigências legais.
 Segundo a ANVISA: os estabelecimentos estão proibidos de contratar profissionais sem Certificados de Qualificação Profissional reconhecido.
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 Enumerei algumas normas e procedimentos para serem adotados no seu trabalho como profissional de beleza, eles serão um diferencial do seu desempenho.

1.  A APARÊNCIA é o seu principal cartão de visitas. Lembre-se que você é mais do que um profissional da beleza, por isso cuide de sua higiene pessoal, da apresentação do uniforme, dos cabelos, das unhas e maquiagens discretas. Você não terá a segunda chance de causar novamente a primeira impressão.



2. O PROFISSIONAL deve zelar por todo material e ambiente de trabalho que se envolver, para que esteja tudo em condições ideais de atendimento ao cliente. É de sua responsabilidade avaliar o tratamento cosmético adequado para cada cliente e por sua aplicação atendendo todos os parâmetros de segurança e higiene.

3. Atualizar-se em seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais. As técnicas se sofisticam dia após dia. Esteje sempre atendo as novidades.



4. O Profissional não deve abandonar seu cliente durante o tratamento (exceto em situações de força maior). Não deve agir com negligência, imperícia ou imprudência, realizando tratamentos inadequados que podem constituir ameaças graves á saúde de seu cliente.

5. Não utilizar técnicas que não tenha respaldo científico e para o qual o profissional não esteja devidamente capacitado.


6. O Profissional não deverá jamais prescrever medicamentos e nem realizar consultas médicas. Identificando patologias na pele de seu cliente, sua obrigação ética é orienta-lo a procurar um médico.


7. É proibido expor a títulos de promoção pessoal, exemplificação ou outro pretexto qualquer, em fotos, slides, filmes ou outro qualquer meio de divulgação a imagem de clientes que não tenham expressa e comprovadamente autorização prática.


8. O AMBIENTE de trabalho deve ser organizado, muito limpo e equipado, favorecendo o profissional com boas condições com um espaço agradável e acolhedor. 



9. NÃO fume,coma ou mastigue goma de mascar enquanto estiver trabalhando.




10. Realize ANAMNESE com muita atenção. O correto diagnóstico da pele será fundamental para o sucesso de seu trabalho. Coloque as perguntas de forma delicada.

11. Não inicie ou dê continuidade a conversas de âmbito pessoal. Evite comentários sobre sua vida, a vida de seu cliente ou de terceiros. Evite dar conselhos sobre a vida pessoal do cliente.Não esqueça que seu cliente não é seu amigo particular tampouco seu confidente. Evite excesso de intimidade.



12. Procure deixar o cliente tranquilo quanto ao procedimento.

13. Saiba lidar com o gosto do cliente.

14. Sempre explique ao cliente os métodos e procedimentos que serão adotados em cada área. Você não precisa dar uma aula, mas deixe claro seu domínio das técnicas.

15. Varizes, celulite, cicatrizes e algumas marcas não devem ser comentadas pelo profissional. Isso pode causar constrangimento para o cliente, respeite sua intimidade.



16. Evite termos vulgares durante o trabalho. Use termos técnicos: virilha, axila, nádegas, ânus, couro cabeludo, cutículas. 

17. É muito importante o uso de uniforme:  afinal você é um profissional.

18. Prefira sapatos baixos e comfortaveis. Não esqueça que você executará suas tarefas na maior parte em pé.

19. Evite uso de perfumes fortes, cremes com perfumes ativos. Você estará muito próximo ao cliente que pode ter alguma alergia. Não use anéis, relógio, pulseiras, brincos grandes, isso pode causar desconforto a você e machucar o cliente.

20. Cumpra o horário marcado, nada mais chato do que deixar um cliente esperando. 

21. Agradeça sempre: pela visita, pelo dinheiro trocado, por ter ligado desmarcando. 

Educação, Dedicação, Virtude, Doação, Receptividade, Luz, Inspiração, Arte e Tecnologia, Organização Social e Esforço Supremo. Todos esses itens fazem parte dos valores de um Profissional de Sucesso e deverão ser lembrados a cada dia, a cada atendimento.





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