Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pêlo encravado?cuide deles.

Você acha que eles só encravam quando estão frágeis? se enganam, alguns pêlos já nascem com a tendência de se voltarem para dentro da pele, seja eles finos ou grossos.
Eles surgem na maioria das vezes em mulheres que possuem o hormônio masculino elevado ou com pêlos que nascem enrolados, e essa característica é impossível de se modificar, é genético.
Mais comum em pessoas de pele negra e provocada pela característica recurvada dos pêlos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória conhecida como pseudofoliculite.

As áreas mais afetadas nos homens são a barba, o pescoço e a nuca e nas mulheres as axilas, a virilha e as pernas. Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pêlos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.
Com o crescimento, os pêlos penetram a pele formando lesões avermelhadas, inflamatórias, endurecidas e frequentemente com pus, devido à contaminação bacteriana. Algumas chegam a formar verdadeiros cistos, cujo conteúdo é o pêlo que cresce continuamente para o seu interior.



Segue as dicas para lidar com o problemas:

__________Aparecimento________
Roupas muito apertadas – em qualquer parte do corpo, e não apenas nas pernas – favorecem o encravamento dos pêlos.
♦ Remoção com cera quente ou fria não é muito  indicada pelos especialistas. Como o método arranca o cabelo pela raiz, o seu eixo de crescimento se altera facilitando o encravamento.
♦ Apesar de só dissolver o pêlo, a depilação com creme também pode encravá-lo se o produto penetrar em uma ferida.
♦ A lâmina de barbear não provoca o problema, pois apenas corta o fio. Mas ela pode machucar a pele, facilitando a entrada de bactérias e, conseqüentemente, uma inflamação. Isso, sim, pode gerar o encravamento.





_______Estágio________
Encravado: o pêlo cresce debaixo da pele. Não representa mal nenhum.

 Inflamado: a área fica inchada e levemente avermelhada. Algumas vezes, apresenta secreção amarela e, em geral, causa dor.

Cisto: maior, dolorido e mais rígido do que a inflamação. Procure um médico. A drenagem não garante que ele não volte.




__________Combate________
♦ No banho, adote um sabonete líquido livre de óleo mineral ou derivados de petróleo e uma bucha vegetal. Esfregue suavemente.


♦ Usar esfoliante regularmente ajuda a minimizar o problema. Passe-o três dias antes da depilação para expulsar a penugem encravada. No entanto, nem pense em aplicá-lo em regiões machucadas – irá irritá-las ainda mais! Em seguida Hidrate bem a pele.


♦ Recorreu à lâmina de barbear , não é recomendado utilizar o mesmo aparelho mais de 3 vezes, como as lâminas se desgastam elas acabam cortando a pele causando lesões que facilitam o encravamento e infecções. Limpe bem com álcool para não acumular bactérias.


♦ Depilação com cera quente/fria deixa os poros abertos, dilatados, por isso durante três dias não use substâncias irritantes, como cremes, óleos e loções.


♦ Nunca reutilize a cera para a remoção dos fios. Jogue-a fora!


♦ Hidrate a pele: no inverno a pele tende a ficar ressecada, rachada, ou seja muito desidratada. Isso dificulta a saída do pêlo que pode encontrar uma barreira de pele morta e dura, não conseguindo romper essa barreira ele se curva para dentro da pele.A pele precisa de HIDRATAÇÃO sempre.


♦ Para retirar o fio encravado, recorra a uma pinça. Não esprema a pele para retirar o fio e nem cutuque com uma agulha, isso pode lesionar e pele e causar um infecção. Vá com todo cuidado para não machucar a pele!



________Solução________

* Deve-se evitar o escanhoar (barbear ou raspar a pele no sentido contrário ao do crescimento do pêlo), esse procedimento lesiona a epiderme facilitando o encravamento.Utilize a lâmina sempre de forma bem suave. Em casos de inflamação o médico dermatologista poderá indicar um creme anti-inflamatório e antibiótico, de acordo com cada caso.
A depilação definitiva a laser pode ser uma saída para reduzir o problema. Em geral, são necessárias seis sessões para cada região. Mas, saiba: o método elimina os fios existentes, contudo, não impede o aparecimento de novos. Portanto, pense bem antes de investir!

Gostaram das dicas?


4 comentários:

Unknown disse...

Boa noite. Eu tenho ovários micropolicisto, e portanto pêlos onde não deveria ter. Em meu seio nasce alguns pêlos, que pelo uso de sutiãs e por eu arrancar com a pinça inflamaram,eles geralmente nascem encravados, e as vezes tento desencravar e fica mais dolorido e c/secreção, uso uma pomada chamada trok, q a ginecologista passou, mas nada resolve mais. O que posso fazer para resolver o problema? Isso pode causar câncer no seio? Existe algo para sumir com estes pêlos de uma vez? Muito obrigada!

Vanessa Mura disse...

Olá Viviane...você pode fazer esfoliação no corpo todo, desde que seja com moviemntos suaves para não agredir a pele. Nos mamilos faça apenas ao redor do seio, proteja a aureola com a mão. Você pode estar retirando os pelinhos com uma pinça na hora do banho.Infelizmente os pêlos não somem, como sua produção está relacionada aos hormônios, teremos eles para sempre...o que vale é está cuidando da pele para que eles possam nascer bonitos.
Bjos..

Vanessa Mura

Sarah Breves disse...

Eu esfolio minha pele e para até um pouco, mas tenho certeza que só vai passar com um outro tipo de depilação.

Beijos

agora-dezoito.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Bom, na primeira vez que vi mostrei a minha mãe e ela disse que era pé de cabelo,ou seja ,pêlo encravado ainda não fui ao médico mas só nasce do lado da virilha , é como se fosse uma bolhinha de pus e sangue e queria arranjar uma solução