Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bronzeamento artificial.


O verão está aí...temos um sol lindo que em excessos pode causar danos enormes na nossa pele: manchas, envelhecimento e o pior o Câncer.
Mesmo assim podemos aproveitar esse sol com moderação, usando muito protetor...mas aquem prefere pagar para ter o corpo bronzeado, ficar umas horas nas máquina de bronzeamento artíficial é uma agressão A VIDA DE SUA PELE.


O uso de câmaras de bronzeamento no Brasil foi proibida pela ANVISA em Novembro de 2009

Mesmo para aqueles que adoram tomar um sol...eu amooo...devemos tomar muitos cuidados.

CUIDADOS COM O SOL
Preste atenção para não se queimar pois o bronzeado já é um sinal de dano à sua pele causado pelo sol. E é um dano que se acumula, dia após dia, por toda a sua vida.



Efeitos benéficos
A luz do sol promove a síntese da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo. Há também evidência de uma ligação entre exposição solar, produção aumentada de hormônios e melhora da disposição e do humor. Isto parece ter um papel importante na manutenção da saúde mental e dos ritmos circadianos. A privação prolongada de luz do sol, tal como ocorre em países do extremo norte durante o inverno, pode levar a distúrbios de ordem afetiva sazonal, caracterizado pela conhecida depressão nos invernos.


Efeitos maléficos
As alterações que ocorrem na sua pele pela exposição ao sol são: bronzeado, queimadura, sardas, reações de fotossensibilidade, imunossupressão, entre outras.
Essas alterações levam anos para se desenvolver e causam: rugas, manchas, perda de elasticidade e fotoenvelhecimento
Alterações graves como o câncer de pele podem ser letais e a maioria deles resulta de exposição excessiva à luz do sol. Os principais tipos são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular, epidermóide ou escamoso, e o melanoma. O câncer de pele é completamente curável quando tratado em seus estágios mais precoces.


 Proteja se.

- Reduza o tempo de exposição, em dias de muito calor ou de muito vento;

- Não exponha a pele umedecida ao sol;
- Renove a aplicação dos cremes protetores após entrar na água;
- Use chapéu ou boné e tome bastante água;
- Não use perfumes ou produtos à base de álcool. Eles podem provocar sardas;
- Fique sempre à sombra e evite exposições contínuas;
- Fora dos horários de proteção fique a sombra, cubra as crianças e proteja as partes expostas com filtro solar;
- A exposição saudável á luz do sol se limita aos horários de menor incidência de raios ultravioleta: das 6 às 10h da manhã e entre as 16 e 18h.
- desconfie sempre do sol escondido atrás das nuvens;
- Busque sempre os conselhos do médico, em caso de estar fazendo algum tratamento. Mulheres que usam anticoncepcionais devem ter esse cuidado.
A pele bronzeada não significa que a pessoa esteja protegida, apesar da pigmentação. Embora pareça amortecer os efeitos solares, há risco de envelhecimento precoce da pele e câncer. Os raios ultravioleta penetram na derme, matam as células, e a pele envelhece prematuramente.

Fica as Dicas.....e Bom Sol saudável!




Um comentário:

Unknown disse...

Oi querida,sabe que nunca fiz bronzeamento artificial, ate tenho vontade, sou muito branca,minha pele é muito sensível ao sol.Sou toda manchadinha parecendo uma galinha carijó(nos braços e mãos)E confeso que tenho preguiça de sol. Mas acho que um dia desses me aventuro.
Muito obrigada peloa visita,viu. Bjo e fica com Deus.