Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pêlo nosso de cada dia!


O Pêlo é um anexo da pele, com disposição cilíndrica situado na base do folículo piloso, que cresce a partir de uma camada de celular epidérmicas.Quando ocorre o crescimento dos pêlos, as células da matriz se dividem e se movem para cima em direção a superfície, dentro do folículo, transformando-se em fibras pilosas.
Os pêlos são encontrados em quase toda a superfície do corpo. De acordo com a região do corpo, apresentam características diferentes. Os pêlos que desenvolvem no couro cabeludo são chamados de pêlo compridos, os pêlos das sobrancelhas, cílios, bigode e barba são chamados de pêlos cerdosos, e os existentes no resto do corpo, são chamados de penugem.
O Pêlo é estruturalmente igual ao fio de cabelo, constituído em três partes: cutícula, córtex e medula, sendo formado essencialmente de queratina (a mesma que forma a unha, garras, casco). É formado no interior da epiderme (camada mais externa da pele), ele cresce para o exterior da pele de 1 a 2 centímetros por mês, dependendo de fatores como: alimentação, funcionamento das glândulas e hormônios.

O pêlo constitui-se de três partes principais:


# Haste: é a parte visível do pelo constituída de células mortas queratinizadas.

# Raiz: é a parte interna do pelo formada por folículo piloso (papila dérmica ou matriz), papila pilosa e glândula sebácea.

# Bulbo: é a parte profunda do pelo e ligeiramente inchada da raiz
 


1 - Pêlo (cabelo)
2- Superfície da pele
3 - Sebo
4 - Folículo Piloso
5 - Glândula sebácea
 
 
As fases de crescimento do pêlo:

#Anágena: Fase de crescimento, ocorre intensa atividade mitótica da matriz, e tem a duração de 2 a 3 anos.

#Catágena: fase de repouso, vegetativa.

#Telógena: Fase do desprendimento do pêlo. Dura de 3 a 4 meses.
 


Conheça as regiões do corpo que possuímos mais pêlos:



Querem saber sobre os pêlos encravados? acessem a postagem "Pêlo Encravado" que vocês vão saber tudo sobre esses pelinhos que encravam.

legal né?



Nenhum comentário: