Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

No Divã da Depilação: A QUEIMADURA

A Depilação com cera quente é considerada dentro da sua categoria a menos dolorosa pois o calor ativa as glândulas sebáceas que reagem aumentando a produção de substâncias oleosas, os poros se dilatam facilitando a retirada do pêlo. Por ser uma cera quente é preciso sempre verificar a temperatura da cera, se ela está suportável o suficiente para não queimar a pele.
As ceras quentes podem ser esquentadas em forno de microondas, em aparelhos termo cera, em rollon e banho maria (no fogão), em todos esses devemos ficar atento pois uns aquecem mais do que outros. Por isso eu sempre lembro minhas alunas da importância de testar a cera no próprio punho entes de passar na cliente, isso ajuda a identificar a quentura da cera, se essa está suportável.



Era final de mês, uma terça feira e a clinica não estava com muito movimento. Bel chegou animada, dizendo que está numa correria por causas das provas na faculdade de odontologia. Entramos na sala e como de costume ela foi se deitando e contando sobre sua rotina na faculdade, muitas provas, trabalhos, aquele sufoco. Enquanto ela me contava eu já  esquenta a cera no microondas. Muitos sabem que o forno de microondas facilita muito a vida da gente, mas os alimentos que esquentamos precisam de atenção, normalmente eles esquentam o meio do produto e sua laterais ficam mornas. No caso da cera ela esquenta o meio e devemos mexer bem para uniformizar o produto.
Como de costume retirei a cera do forno e comecei a mexer, mas algo saiu errada e uma bola de cera quente explodiu no meu punho. Uau! como doeu. Sai correndo e fui até a torneira e coloquei o braço embaixo da água corrente para refrescar o local, fiquei ai apenas uns 2 minutos pois não podia deixar Bel esperando.
- Aconteceu algo, perguntou Bel.
- Sim, respondi, Apenas uns respingo de cera quente caiu no meu braço, nada grave. Mal sabia ela que eu estava com uma baita dor.
Me recompus e voltei ao trabalho. Depilei Bel normalmente, era apenas a virilha, um procedimento rápido, busquei não demonstrar  a dor que queimava meu punho já vermelho. Me despedi de Bel e fiquei pensando no que iria fazer, pois estava sentindo muita dor.
Então resolvi dar um pulo no pronto socorro para verificar o grau da queimadura e passar algo para aliviar a ardência. Já eram duas horas da tarde e não podia me  atrasar pois tinha outra cliente as 5 e ainda tinha que buscar meu filho na escola..ufa.
Cheguei no pronto socorro, ainda bem que estava tranquilo, acho porque era começo de semana rss, preenchi a ficha na recepção e logo entrei para enfermaria, lá as enfermeiras olharam o meu braço e perguntaram o que havia acontecido, eu como amo minha profissão já aproveitei para fazer um marketing.
- Minha cera de depilação, espirrou no meu braço.
- Você é cabeleireira, perguntou uma enfermeira.
- Não, eu disse. Sou depiladora, trabalho com uma cera de chocolate maravilhosa, e ao esquenta-la ela espirrou no meu punho.
E assim enquanto elas passavam  soro no meu braço e faziam seus procedimento conversamos sobre a depilação, elas falaram dos seus medos e vergonha de irem depilar. E claro para finalizar já distribuir meu cartão pela enfermaria.
Bom depois da visita ao pronto socorro, fui buscar o filho na escola e voltar a trabalhar. O dia prosseguiu normalmente, com o punho enfaixado consegui continuar depilando, nada como ter experiência e prática.
Fui  para casa e meu punho ardia, retirei o curativo para a pele respirar, e logo formou uma bolha gigante de água. Isso durou uns três dias até a bolha estourar e começar a cicatrizar. Até que a cicatrização ficou boa, graças a babosa, uma planta milagrosa que adoro e tenho plantada em casa para ocasiões como essa.
No meu punho ficou apenas uma mancha branca que hoje está com uma linda tatuagem em cima com os nomes dos meus filhos.
Eu sei que esses deslizes ou descuidos podem ocorrer com qualquer um em qualquer lugar que estivermos, mas hoje eu sou mais cuidadosa e menos apressada, presto mais atenção na cera ao retirar do microondas e sempre dou esse exemplo para minhas alunas no curso de depilação, sempre prestar atenção na temperatura da cera e tomar muito cuidado ao manusear o produto, afinal aconteceu comigo imagine se fosse com uma cliente...melhor nem imaginar.

Beijos.




Nenhum comentário: